sábado, 11 de maio de 2013

Eu estou indo, e você? Vai continuar aí? - Josué 24.14-25

É necessário lermos o livro de Josué 24.14-25... Anterior a este texto, Josué , as tribos de Israel (24.1-13). Daí ele traz à luz a história desde o chamamento de Abraão, passando pelos deuses de seus pais, pela caminhada de Deus com Abraão, com Isaac, Jacó e Esaú (Esaú se dirige para as montanhas, Jacó vai para o Egito). Vamos caminhar no texto, dentro de uma trajetória, onde visualizemos os segmentos que se dirigem ao nosso texto de estudo... Deus levantou Moisés e Arão. O Egito foi ferido e eles saíram de lá. Enfim, chegam na terra prometida. Josué é o personagem do nosso texto. Ele é o profeta que fala do passado. Suas palavras indicam que não houve luta da parte do povo que Deus cuidou ("não foi tua espada, nem com o teu arco" 24.12b). Deus mandou vespas para expulsarem os dois reis amorreus - 24.12. A terra foi dada sem que ninguém trabalhasse - a roça estava pronta. Quanto às cidades, não precisaram edificar, mas é chegar e morar - 24.12-13. O povo comeu bem: o produto da vinha e dos olivais vieram sem que houvesse o trabalha em plantar - 24.13. Depois que Josué narra a história e a glória da sustentação, ele orienta: 1) temam o Senhor (entreguem-se à sua presença; 2) sirvam-no inteiramente, completamente, e apenas a Ele (fidelidade); 3) joguem fora os deuses aos quais serviram os pais - o convite para jogar os deuses acontece duas vezes em nosso texto - 24.14,23. O povo demonstrou não ter para onde ir, assim como os discípulos no segundo testamento, em João 6 - o pão foi dado, o pão é dado. O povo percebendo a a real e futura ameaça em abandonar a Deus, confessa a Deus como Senhor. Josué deixa claro que a palavra do povo seria o testemunho que precisavam. A aliança, portanto, é renovada. É necessário notarmos que os texto do Antigo Testamento são para nós vivenciais, e não utilitários. Vivenciais por falarem ao nosso coração e razão, e sermos transformados. Se utilitários, para falarem ao nosso interesse material, interesse exteriorizado por meio do bem estar - está é uma ótica de muitos pregadores de pregação utilitária. Não há neste texto nenhuma condição de troca ou barganha, há uma chamada à consciência. A consciência que é antecedida pelas questões: quem somos? onde estamos? quem está acima de nós? o que devemos a Ele? A era de Josué é o desfecho das experiências do povo com Deus. O texto aplicado nos diz: - quem caminha com Deus precisa rever e reler esta caminhada constantemente - Josué fez uma releitura da vida do povo. A releitura da vida é positiva - o que Deus fez e tem feito. Nos remete para algumas perguntas: o que sou hoje? como cheguei até aqui? tudo isso me faz lembrar de Deus? quem chegou sozinho onde está hoje? quem lutou sozinho? quem adquiriu casa sozinho? quem comeu apenas do esforço de suas próprias mãos? É preciso rever, reler os deuses assumidos, para então, jogá-los fora... A releitura, a lembrança é o reconhecimento da importância daquilo que foi, para se chegar e compreender aquilo que é. Josué traz à tona um ato de valorização, para não perder Deus de vista, para querer enxergá-lo mais. - É preciso inclinar o coração a Deus - é lançado fora tudo o que nos seduziu, nos roubou o coração. Em troca, inclinamos o coração a Deus. Na verdade, inclinamos a vida (razão, sentimentos, decisões, emoções). Inclinar o coração a Deus é entregar-se em amor, sem medidas, sem limites. É um ato de adoração. Adoração sem pensar em dar presentes a Deus. Deus não carece de presentes, de agrados emocionais etc - olhando para Jesus, no segundo testamento, o ouro, incenso e mirra não possuem espaço no estábulo. Presente para Deus é lançar fora, jogar fora aquilo que está em seu lugar. - servir e obedecer a Deus é a única decisão - é uma decisão familiar, uma decisão coletiva. Tal decisão adquire força na coletividade. A Igreja se reúne para falar sobre quem Deus foi e é. Nós falamos ao mundo sobre quem é o Deus a quem servimos e serviremos. Nós lembramos entre nós mesmos qual é o nosso Deus. Incentivamo-nos a abandonar o passado, lançando-o fora, e comprometendo-se com o Deus que um dia se comprometeu conosco.

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